Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A Inteligência Artificial está no caminho de uma evolução notável, o que nos gera um sentimento misto de admiração, fascínio e de medo. Neste campo uma das áreas mais visíveis é o software de IA para assistência pessoal que as empresas gigantes de tecnologia disponibilizam. Com capacidade para perceber e responder utilizando a linguagem natural, com acesso ao mundo de informação e possibilidades da internet e, o mais importante, com capacidade para aprender com a utilização os hábitos do seu humano, com resultados individualizados. Estes artefactos estão cada dia mais poderosos e o seu limite é fundamentalmente o da imaginação humana.

 

No livro “Homo Deus, história breve do amanhã”, Yuval Noah Harari faz uma antecipação do futuro possível destes assistentes pessoais que é, no mínimo, assustadora. Estes assistentes poderiam conhecer o seu “humano” melhor que ele próprio, antecipar as suas ações e inclusivamente decidir por ele em determinados assuntos. Assistentes de humanos diferentes iriam interagir de forma autónoma, por exemplo, preparando uma reunião entre os seus “donos”. No futuro poderão inclusivamente substituir-se aos seus donos nos resultados dessa reunião, chegando os assistentes pessoais a uma conclusão que seria apresentada aos seus humanos. Os ricos teriam assistentes mais poderosos e as versões mais recentes, o que lhes daria uma vantagem fundamental sobre os outros.

 

Um aspeto curioso destes assistentes é terem nome e voz de mulher. Qual o motivo de ser assim? Será um vestígio da ideia machista do papel de “ajudante” ser de uma mulher? Será pelo preconceito de as mulheres serem mais pacientes e dóceis? Ou será simplesmente por a maioria nas equipas dos seus criadores serem homens?

 

O novo “Homo Deus” tornou-se Deus e, tal como o seu antecessor, fez a criatura à semelhança do criador: com os seus desejos e preconceitos.

 

Livro: “Homo Deus, história breve do amanhã”, Yuval Noah Harari

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor



Links

  •  

  • Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D