Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



No capítulo final do livro “Astrofísica para Gente com Pressa, Uma Viagem Rápida ao Cosmos” o autor Neil De Grasse Tyson faz a apologia das vantagens em se ter uma perspetiva cósmica da nossa vida. É certo que esta perspetiva cósmica nos reduz a seres insignificantes a habitar um pequeno planeta que orbita uma estrela de entre biliões. Não é uma conclusão imediata que ter a real noção da nossa pequenez seja um benefício para as nossas vidas. Afinal se não passamos de seres ocasionais e insignificantes, gerados por acaso, qual poderá ser o sentido das nossas vidas?

 

Mas Neil Tyson tem razão. É precisamente saber que não passamos de uma extraordinária improbabilidade feita de matéria que foi gerada há milhões de anos na explosão de estrelas que nos confere a noção de como a nossa breve existência é bela e única. Termos consciência da nossa existência e conseguirmos o feito incrível de perceber, ainda que de forma incompleta, como aqui chegámos confere uma beleza extraordinária a cada momento da nossa vida. Remove os nossos egos do centro do Universo (ou do Multiverso) e coloca na real perspetiva a importância dos nossos problemas do dia-a-dia e acontecimentos de maior gravidade como enfrentar uma doença grave ou a morte. Quando olhamos as estelas, nós que somos feitos de poeira de estrelas, compreendemos e aceitamos o que somos é o Universo que se comtempla a si próprio.

 

E o sentido a vida? A responsabilidade de cada um de nós é conseguir manufaturar o seu próprio sentido para a improbabilidade da sua existência.

 

Livro: "Astrofísica para Gente com Pressa, Uma Viagem Rápida ao Cosmos”, Neil De Grasse Tyson

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor



Links

  •  

  • Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D